Promovido pela Biblioteca Escolar, ao longo do mês de março, decorreu o Concurso de Poesia subordinado aos temas “Diversidade e Inclusão” e “A Língua que nos Une”.
Esta atividade foi dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com alguns docentes de Português, PNLM e com a nossa mediadora cultural, Dina Neves.
Na manhã do dia 27 de abril, a professora bibliotecária entregou os certificados e os prémios aos alunos que se destacaram no âmbito deste concurso.
Por unanimidade, o júri, constituído por docentes (da Biblioteca e de Português) e um elemento da Associação de Pais, deliberou ordenar os candidatos do seguinte modo:
Escalão do 2.º ciclo
1.º lugar: “A diversidade na minha escola”, de Artur Caseiro, 6.º A
Escalão do 3.º ciclo
1.º lugar: “O Dom da Diferença”, de Francisca Rodrigues, Lia Pires, Matilde Rodrigues e Viviana Dias, 9.º B
2.º lugar: “A Língua do Coração”, de Pedro Miguel Lisboa Ascenso, 9.º B
3.º lugar: “Nem toda a gente tem a mesma cor de pele”, de Sofia Dias Rei, 7.º G
Menção Honrosa
“Às voltas pelo mundo”, da turma de PLNM (alunos do 5.º E, 6.º B, 6.º D, 6.º G, 7.º A, 8.º B e 8.º H)
Os 22 concorrentes destacaram-se pela participação, empenho e qualidade dos poemas.
Os poemas serão publicados no jornal digital da Escola José Saraiva “Janela Aberta”. Também no dia 21 de maio, os premiados participarão nas atividades comemorativas do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, lendo os seus poemas.