DESARQUIVAR A DEMOCRACIA
 Em março, prolongando-se para abril e maio, teve início o projeto “Desarquivar a Democracia” – Campanha colaborativa no Instagram. Estão envolvidos neste projeto interdisciplinar, no qual a Biblioteca Escolar é parceira, docentes de Português, História, Gonçalo Rasteiro; TIC/Cidadania, Educação Visual.

Inserido no plano de atividades para as comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril de 1974, este projeto integra a realização de sessões de trabalho com as turmas para a apresentação da iniciativa e desenvolvimento dos trabalhos previstos a seguir e que se sustenta no seguinte fluxo de trabalho: fase 1 – explorar; fase 2 – interpretar; fase 3 – partilhar. A partir da seleção de fotografias dos acervos será introduzido um procedimento de pesquisa e de análise crítica à imagem/documento. As duas turmas participantes da EBJS (9.º A e 9.º D), divididas em grupos, prepararam a colocação das imagens na página IG, ao longo dos 3 meses do projeto. O projeto

“Desarquivar a Democracia”, a implementar pela equipa da CMJS/FMSMB (Rita Justina Marques, Mediadora Cultural; David Faro, Arquivista da Fundação, e Filipe Guimarães da Silva, Diretor da Fundação MSMB), e as Escolas José Saraiva e Domingos Sequeira, conta com o apoio da Biblioteca Escolar e tem como missão estabelecer uma plataforma colaborativa de divulgação dos ideais democráticos que se celebram na evocação do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 e no centenário de Mário Soares (1924-2017). Com recurso à rede Instagram, a Casa-Museu João Soares e as turmas participantes desenvolveram um esforço partilhado na curadoria de imagens de arquivo, preparando um conjunto de posts alusivos à revolução e ao seu legado. Previamente, os grupos apresentaram os trabalhos à respetiva turma e à equipa da CMJS/FMSMB.

Na semana do 25 de Abril, iniciaram a publicação dos trabalhos na página do Instagram criada para o efeito.
Na era da informação, a manipulação de imagens, vídeos e comunicações desperta a necessidade de pensar com sentido crítico, promovendo o envolvimento de todos na construção de uma cidadania ativa e participada. O projeto assenta num modelo de aprendizagem baseado no desenvolvimento de competências definidas no “Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática”, ferramenta essencial para o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem neste domínio, que inclui mecanismos próprios de avaliação.