Antecedida por sessões muito dinâmicas de apresentação da coleção “o Colégio do Templo, do autor bestseller Nuno Bernardo, na Semana da Leitura, que decorreu entre 18 e 22 do mês de março, a Biblioteca da Escola Básica 2/3 José Saraiva promoveu, em estreita colaboração com a Associação de Pais do referido estabelecimento de ensino, uma semana recheada de atividades.
Sob o tema “ Ler em Liberdade”, os alunos foram, previamente, convidados a formar equipas, de cinco elementos cada, e durante toda a semana resolveram diferentes desafios: 5 dias/5 desafios. Diariamente, tiveram que identificar um autor mistério e procurar na Biblioteca dois livros de cada escritor. Cumulativamente, ao segundo dia, foram espalhados pela escola “livros desaparecidos” que poderiam estar em qualquer lado, à exceção da Biblioteca. Os alunos tiveram que descobrir o livro que lhes pertencia, mas que estava desaparecido. No dia seguinte, foram desafiados a conhecer melhor a escola através da realização de um peddy-paper subordinado ao tema ”Conheces bem a tua escola?”.
No dia 20, o desafio intitulou-se “Pistas semânticas: Poeta por um dia”. Foi dado a cada equipa um conjunto de cinco palavras, previamente recortadas. Os alunos foram convidados a elaborar um texto poético no qual tinham de inserir/colar essas palavras, assinalando, desta forma, o Dia Mundial da Poesia. Por sua vez, no último dia, e comemorando o Dia Mundial da Água, as equipas tiveram de tirar uma selfie, na Biblioteca, com livros que versassem sobre este tema, e escrever um parágrafo onde justificassem o motivo pelo qual é necessário poupar água.
Paralelamente a todas estas atividades, cerca de duas dezenas de pais, convidados pela Associação de Pais, fizeram assaltos às salas de aula, lendo para os alunos, assim como alguns professores leram para colegas e assistentes operacionais.
A Associação de Pais adquiriu 10 camas de rede que foram espalhadas no recreio da escola, onde os alunos puderam ler livremente e ouvir ler ao ar livre.

Ao longo da semana, os alunos distribuíram marcadores pelos carros estacionados no exterior da escola e ofereceram outros aos pais que vinham trazer/levar os seus educandos à escola.

Na manhã do último dia, para além dos desafios e dos assaltos, seis turmas do 5.º ano assistiram, na Biblioteca, ao Teatro de Fantoches e participaram entusiasticamente no Jogo da Glória XXL, baseado na obra O Tesouro, de Manuel António Pina. Uma atividade realizada em articulação com a Casa-Museu João Soares e dinamizada pelas Mediadoras Culturais Rita Justino e Lígia Norte. Da parte da tarde, na Igreja de S. Pedro, alunos de quatro turmas do 6.º ano participaram na Gala de Poesia com três performances intituladas “Poesia e Arte em Liberdade”.

Acresce a decoração da Biblioteca e espaço circundante, expressamente preparada para assinalar a Semana da Leitura.
A Equipa da Biblioteca da EB 2/3 José Saraiva agradece a colaboração de todos os envolvidos na preparação e execução deste vasto programa, a todos os parceiros que nos ajudaram a concretizar a missão de celebrar a leitura, em especial da Associação de Pais que foi incansável no apoio a esta Festa da Leitura.