Nos dias 12, 13, 20 e 21 de março, a escritora e ilustradora Tânia Bailão Lopes visitou Escolas e Jardins do nossos Agrupamento de Escolas, mais concretamente, EB1/JI de Moita da Roda, EB1 de Lameira, EB1 de Ortigosa, JI de Ruivaqueira, EB1 de Monte Real, JI de infância de Riba d Aves, EB1/JI de Carreira, JI de Monte Real.

Tânia Bailão Lopes, nascida em 1983, descobre cedo o seu gosto pelas artes. No entanto, será ao longo do tempo que a sua vocação se transformará no seu modo de vida.

Atualmente, é uma ilustradora muito apreciada, com vários prémios na área da pintura e ilustração e é também autora de várias histórias infantis que ela própria ilustra.

Nas escolas que visitou, contou a história do «Piu Cantagrito, gritar não é bonito». Piu é um passarinho que passa a vida a gritar e, por isso, lhe chamam Piu Cantagrito. Mas com tanta gritaria ninguém compreende o que ele diz e os amigos afastam-se… Para o ajudar, apareceu o Pirilampo Pedro que alertou: “A gritar ninguém se entende!”

As crianças compreenderam que é importante ouvir os outros e respeitar a sua vez de falar, pedindo a palavra com a mão no ar.

Depois da história contada, Tânica Bailão demostrou como é fácil desenhar o Piu e deu ainda algumas dicas preciosas para melhor aproveitar e utilizar materiais para desenhar.

Obrigado, Tânia, por tanta coisa importante que nos ensina, através das suas maravilhosas e encantadoras histórias!