Sendo a promoção da leitura e a formação de leitores um dos papéis de uma biblioteca escolar, há que, por um lado, ir criando estratégias para captar novos possíveis leitores e cativar os que já leem e,por outro, acordar os livros que dormem há décadas nas estantes nesta biblioteca e que são potenciais despertadores. Neste caso, os “despertadores” são em língua inglesa e de escritores britânicos.

A professora bibliotecária e uma docente de Inglês conceberam, a partir de citações de diversas obras literárias, “British literary quotes”, desafios, que conduzem à identificação de determinado escritor, “Guess the author”.

É uma atividade livre no espaço da biblioteca, mas os alunos são convidados a participar, pelo que se gera diálogo, há risos e sorrisos e começa a haver entusiasmo em descobrir, acertar e receber uma lembrança.

A compor o desafio, há pistas visuais, como um cachimbo, no caso do Desafio 1 “Elementary, my dear Watson!” e 4 opções:

  1. Agatha Christie
  2. Arthur Conan Doyle
  3. Philippa Gregory
  4. Lewis Carroll.

Ao passar-se ao Desafio 2, apuraram-se as respostas certas, publicou-se a lista de premiados, revelou-se que o escritor era Arthur Conan Doyle e expôs-se um dos tais livros adormecidos.

E os mesmo participantes (e mais outros!) a recomeçarem com entusiasmo a participar.

É verdade! E os livros em inglês a recomeçar a serem requisitados.