No dia 26 de maio, o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel celebrou um evento significativo para a comunidade educativa e local: a inauguração da Biblioteca Rainha Santa Isabel. Essa inauguração marcou uma nova etapa de um projeto contínuo, impulsionado pela conquista do Orçamento Participativo de 2020, visando oferecer um serviço mais efetivo à comunidade.

A cerimónia começou com a declamação do “Manifesto Anti Leitura” de José Fanha, num Flash Mob realizado pelas professoras Celeste Gama, Julieta Lourenço e Professoras Bibliotecárias. Além disso, houve momentos musicais executados por alunos do 2º ciclo, sob a orientação da professora de Educação Musical, Helena Sobreira, e a declamação do poema “Leitura”, de Carlos Drummond de Andrade, pela voz de Camila Santos, aluna do 11º ano.

Durante o evento, a Diretora do Agrupamento, Drª Adélia Lopes, deu as boas-vindas aos presentes, expressando sua satisfação pela iniciativa que resultou num forte investimento na Biblioteca Escolar. Também tomaram a palavra a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Drª Anabela Graça, e a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Manuela Pargana Silva, a fim de parabenizar a equipa da Biblioteca Rainha Santa Isabel pelo trabalho realizado e a comunidade pelos votos alcançados na proposta “Uma Biblioteca para a Comunidade”. O evento contou, ainda, com a presença da coordenadora interconcelhia, Drª Lucília Santos, membros da Rede Concelhia de Bibliotecas de Leiria, personalidades da comunidade local, pais, alunos, professores e funcionários. Alguns ex-professores e funcionários, que contribuíram para a biblioteca no passado, também estiveram presentes nesta comemoração.

No momento de apresentar o projeto da Biblioteca Rainha Santa Isabel, as suas funcionalidades e a sua nova imagem, as professoras bibliotecárias tomaram a palavra. A professora Helena Felizardo explicitou o percurso do projeto “Uma Biblioteca para a Comunidade”, contextualizando a candidatura ao Orçamento Participativo de 2020 e explicando a execução do investimento de cerca de 93 mil euros em recursos tecnológicos, mobiliário e fundos documentais. A professora Anabela Carreira apresentou a nova imagem das diferentes redes sociais da Biblioteca Rainha Isabel e explicou os procedimentos e regulamentos para empréstimo domiciliário, bem como os serviços que a Biblioteca irá oferecer durante o verão, aberta à comunidade de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h.

Seguiu-se a exibição de um vídeo, com uma retrospetiva das atividades da Biblioteca Escolar ao longo do tempo, envolvendo todas as escolas e jardins do Agrupamento, com ampla participação da comunidade local. Por fim, todos os presentes desfrutaram de um ambiente de agradável convívio, durante um Porto de Honra, onde o clima de emoção era evidente, demonstrando o quanto a comunidade valorizou esse encontro especial.

Esta celebração inicia uma nova fase da Biblioteca Rainha Santa Isabel, com o compromisso de oferecer um crescente serviço de qualidade, promovendo a leitura e a educação de toda a comunidade educativa e representa um passo importante na jornada contínua dessa Biblioteca em prol do acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento da comunidade. Assim, a Biblioteca Rainha Santa Isabel espera continuar a desempenhar um papel fundamental como centro de aprendizagem e enriquecimento cultural, beneficiando alunos, professores, funcionários e todos os membros da comunidade envolvente.

A equipa da Biblioteca Rainha Santa Isabel expressa um profundo agradecimento a todos os que contribuíram para a organização do evento e a todos os que o honraram com sua presença.