A feira do livro de Leiria 2023 realiza-se entre os dias 31 de maio e 4 de junho, no Mercado de Sant’Ana – Cento Cultural, sob o tema “Com livros somos sustentáveis”.

Fomentar as diversas literacias, como base para uma verdadeira cidadania, com enfoque no combate às alterações climáticas e à diminuição da pegada carbónica, serão temas centrais ao longo deste certame organizado pelo Município de Leiria, em conjunto com a ACILIS -Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.

“A ligação entre a cultura e a educação é fundamental”, destacou a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, que frisou ainda importância dos livros na orientação vocacional dos mais novos. “Acreditamos que a orientação vocacional se faz desde pequenino – literacia ligada a orientação vocacional”, disse.

A Feira do Livro de 2023 conta com a participação das livrarias Arquivo, Letras e Livros, FNAC, Leiria Note, Gráfica de Leiria, Boa Leitura, Americana e Bertrand.

O Município de Leiria criou um programa cultural diversificado, e que tem como princípio enquadrador a promoção da leitura, do livro e do autor.

De entre as ações previstas, destaque para as apresentações de livros e de autógrafos, com a presença de Escritores nacionais e locais, uma oficina de ficção, uma exposição, concertos, e animação infantil para os alunos das escolas do concelho participantes, bem como um leque diversificado de atividades culturais para o público em geral.

Considerando a temática “Com livros somos sustentáveis”, estará patente durante a Feira do Livro, na galeria do Mercado Santana- Centro Cultural, a exposição do GEOTA “Renature: Restauro Florestal em Portugal”,

Para assinalar os centenários do nascimento dos Escritores Eugénio de Andrade, Natália Correia e Eduardo Lourenço, terá lugar o momento GRADIVA, no dia 3 de junho, sábado, às 21 horas, com a presença de Teresa Carvalho, crítica literária, ensaísta e professora, José Carlos de Vasconcelos, Diretor do Jornal de Letras, Artes e Ideias, e Anselmo Borges, padre católico, professor universitário e ensaísta.

No dia 1 de junho, e numa parceria com o Jornal Expresso, decorrerá pelas 15h30, no jardim Luís de Camões, uma sessão do “Expressinho”, para os mais pequenos, com a presença pela responsável deste suplemento, Madalena Nunes Diogo. Pelas 17 horas, no palco da Feira do Livro, decorrerá um debate subordinado ao tema “Liberdade de imprensa”, numa parceria do jornal Expresso, Comissão Executiva de Leiria das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e ESECS.

Toda a programação aqui https://leiriagenda.cm-leiria.pt/pt/agenda/feira-do-livro-de-leiria