A Semana da Leitura de Leiria decorre, de 27 a 31 de março de 2023.
Esta edição dá continuidade ao tema do Encontro Anual da Rede de Bibliotecas de Leiria “Ler Fora de Págin@s” e conta com cerca de 200 atividades, dinamizadas pelas bibliotecas, com o objetivo de celebrar o livro, a leitura e os leitores.

A iniciativa é dinamizada pela Rede de Bibliotecas de Leiria e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

O programa das atividades inicia com uma leitura do poema “Adeus” de Eugénio de Andrade, uma forma de homenagear o escritor, no ano em que se celebra o Centenário do seu nascimento. Este poema é lido em formato vídeo pelos mediadores da leitura, professores bibliotecários e responsáveis das bibliotecas do concelho, que desde 2010, celebram a Semana da Leitura com um programa conjunto, para envolver a comunidade local e toda a comunidade educativa.
Destacamos nesta edição, a partilha de leituras por alunos e professores no Mercado Municipal de Leiria, terça-feira, 28 de março.

Encerramos a iniciativa com o Dia Internacional do Livro Infantil, 02 de abril, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, no domingo, pelas 11:00, com um Teatro de Fantoches para crianças e famílias, dinamizado pela Biblioteca da Fundação Mário Soares e Maria Barroso / Casa-Museu – Centro Cultural João Soares.