SABIA QUE HOJE É…
DIA DO PI / Dia Internacional da Matemática
A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383…).
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o “Príncipe do Pi”, foi o fundador desta data comemorativa. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores. Por coincidência, também é o dia do aniversário de Albert Einstein.
Na Escola José Saraiva, o dia está a ser assinalado de várias formas:
– afixação de cartazes do AEDS;
– afixação de pequenas biografias de matemáticos célebres com respetivas frases emblemáticas em todas as portas das salas de aula;
– sessões “Truques para impressionar” com a Dr.ª Alexandra Nascimento Baptista do Departamento de Matemática da ESTG/IPL para o 2.º ciclo;
– publicação de materiais e de recursos lúdicos nas turmas do Classroom da Biblioteca (docentes e alunos);
– sugestão de visionamento do filme Flatland O País Plano;
– sugestões de poemas deixados na Sala de Professores.
Flatland – O País Plano (na Netflix ou na Escola Virtual)
Há mais de cem anos Edwin Abbott escrevia uma aventura matemática passada num país plano povoado por uma sociedade hierárquica de figuras geométricas regulares, que pensavam, falavam e tinham sentimentos muito humanos. Desde essa altura,Flatland – O País Plano tem fascinado gerações de leitores de todos os tipos, sendo considerado simultaneamente pela crítica um clássico de ciência e de ficção científica. Ao imaginar o contacto e a comunicação entre seres de diferentes dimensões, Abbott explorou com profundidade a analogia entre as limitações dos humanos e das figuras de duas dimensões. Escrito sob a forma de uma história de aventuras, o presente livro apresenta e desenvolve os conceitos de relatividade e espaço multidimensional, apelando também aos leitores interessados em grafismo informático. Edwin Abbottnasceu em 1836. Classicista, teólogo e estudioso de Shakespeare, cujo passatempo era a matemática, foi laureado pelo St. John`s College da Universidade de Cambridge. Assumiu posteriormente o cargo de director da London School, tornando-se um dos mais reputados académicos da época vitoriana. Dedicando-se aos própios estudos a partir de 1889, produziu a obra que tem vindo e deliciar gerações de leitores, o jeu d`esprit que é Flatland – O País Plano. (em http://www.wook.pt/)
Em 2007 o livro foi adaptado para cinema de animação por Dano JohnsonJeffrey Travis Produzido por Seth Caplan e Will Wallace com vozes de Kristen Bell, Tony Hale, Martin Sheen e Michael York.