Foi publicado, na revista NOESIS (atividades de escolas) um artigo sobre as atividades da José Saraiva, no âmbito da comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A última edição da revista contém 26 páginas dedicadas a esta comemoração e 22 publicações de diferentes escolas/agrupamentos, entre os quais o da José Saraiva.

A Biblioteca Escolar José Saraiva assinala sempre, ao longo de uma semana, o dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

O objetivo desta celebração é não deixar esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pela Alemanha nazi e respetivos colaboradores, entre 1933 e 1945, bem como alertar para o combate ao antissemitismo e  educar para a tolerância e para a paz. Tratando-se de um dos maiores crimes contra a humanidade, cumpre-nos ensinar sobre o Holocausto, pois, citando o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres “compreender a história do Holocausto é crucial para salvaguardar o futuro da humanidade.  Algo decisivo quando vemos alguns que procuram reescrever a história ou branquear e reabilitar aqueles que cometeram crimes contra a humanidade”. Assim, é fundamental  lembrar para jamais esquecer/repetir ou, nas palavras de Elie Wiesel,” Esquecer os mortos é o mesmo que matá-los uma segunda vez”.

Este ano letivo, montámos as exposições Justos entre as nações, Salvar toda aquela gente e A vida no campo de concentração de Auschwitz –Birkenau. Paralelamente, fizemos uma mostra de livros, visionamento de filmes e documentários.

Seis das oito turmas do 9.º ano (146 alunos acompanhados por 7 professores) tiveram o privilégio de assistir às sessões Guetos judaicos: a realidade no cinema, realizadas pela nossa convidada, a professora bibliotecária honorária da escola sede, Natália Caseiro.

As turmas tiveram um ótimo comportamento e manifestaram-se interessadas e muito atentas, até porque irão abordar este tema na disciplina de História, dentro em breve. Mas não foi esta a única e principal razão do seu interesse. Efetivamente, a professora Natália Caseiro, que os alunos aplaudiram no final das sessões, criou um excelente recurso educativo que projetou e analisou com as turmas. Após o enquadramento histórico, recorrendo a imagens reais, a professora explorou alguns excertos, criteriosamente selecionados, de filmes: A Lista de Schlinder, de Steven Spielberg; O Pianista, de Roman Polanski; O Jardim da Esperança, de Niki Caro; finalizando, de forma apoteótica, com Sacanas sem lei, de Quentin Tarantino.

Além disso, ofereceu à nossa biblioteca um judeu, em pasta de papel, criado pelas suas próprias mãos.

Entretanto, o tema do Holocausto, associado aos Direitos Humanos, vai ser trabalhado num DAC de várias turmas do 9.º ano, envolvendo das disciplinas de História, Geografia, EMRC e Cidadania.

Para a Semana da Leitura, convidámos o Dr. António José Martins,  formador da Memoshoá (Associação Memória e Ensino do Holocausto),  que se deslocará à nossa biblioteca para abordar o tema “Literatura e Holocausto”, também com turmas do 9.º ano.

Margarida Ferreira

Professora bibliotecária

 

Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto