Os alunos Marta Teixeira (na imagem, a participar na sessão “Reimaginar a escola”), Manuel Pedro (na sessão “Qual é o papel das novas tecnologias digitais na escola / educação?”) e Dinis Santos (“Debate: qual é o papel e a representatividade de crianças e jovens?”), da Escola Secundária de Domingos Sequeira, participam até ao dia 21 de novembro em sessões online, com alunos de outras escolas nacionais, para apresentar as principais medidas propostas pelas turmas nos debates realizados em outubro na biblioteca.

Os alunos Afonso Gomes, do 5.º ano, e Lara Oliveira, do 8.º ano, da Escola Básica José Saraiva, representaram também o nosso Agrupamento, tendo participado nas sessões “A hora de transformar a educação” e “Apelo à Ação!”!

Na sequência das sessões nas escolas, os professores bibliotecários das duas escolas procederam ao registo da informação sobre o processo de trabalho, os resultados globais e soluções propostas, pelos alunos, para transformar a educação. Os registos da informação recolhida, relativos a todo o processo, serão posteriormente partilhados pela RBE. Após aa sessões à distância, serão convidados 20 alunos (das várias escolas) para participarem numa sessão presencial, de âmbito nacional, com o Ministro da Educação.

Linhas de Ação Temática

Cada sessão incide sobre uma ou mais das seguintes Linhas de Ação Temática: Escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis | Aprendizagens e competências para a vida, o trabalho e o desenvolvimento sustentável | Aprendizagem e transformação digital

https://www.rbe.mec.pt/np4/transformar-a-educacao-da-voz-as-tuas-ideias.html

#transformaraeducação #rbe #rededebibliotecasescolares #bibliotecasescolares