O mês de outubro numa biblioteca escolar é sempre um tempo de intensa atividade.

Na Biblioteca Amélia Pais, da ES Francisco Rodrigues Lobo, aconteceu isso mesmo, este ano sob o tema “Ler para a Paz e a Harmonia Globais”.

Enquanto terminavam as sessões de “Visita à biblioteca – formação de utilizadores” para todas as turmas de 10º dos CCH e de 1º dos CP, dinamizadas pela professora bibliotecária (PB), realizaram-se as primeiras do projeto “Saber estudar para sucesso alcançar”, dinamizadas também pela PB conjuntamente com a psicóloga da escola, Célia Lopes, para o mesmo público.

alunos de costas escutam professora na biblioteca

Visita à biblioteca escolar

Alunos sentados escutam psicóloga

Sessão “Saber estudar…”

 

 

 

 

 

O projeto “Escola a ler” concretizou algumas sessões no âmbito de “Tempo para ler e pensar”; foram estabelecidas pontes para o “Projeto Pessoal de Leitura” e verificaram-se requisições avulsas na linha de “Vou levar-te comigo”.

Alunos sentados mostrando livros

Sessão “Tempo para ler e pensar”

Alunos mostrando um livro

Sessão “Tempo para ler e pensar”

Pelo meio, houve lugar a vários passatempos: “Uma receita equilibrada”, pelo Dia Mundial da Alimentação; “Rifas para o equilíbrio da mente”, pelo Dia da Saúde Mental; “Passa tempo e aprende”, questões sobre Educação Literária para alunos de 10º ano e “Experimenta” que propõe que qualquer aluno autonomamente experimente desafios no âmbito da Física. O Clube de Robótica e o IMPROVISO – clube de teatro iniciaram a sua atividade e já estão em franca laboração.

canetas e blocos nas mãos dos alunos -prémios

Entrega de lembranças do passatempo de setembro

Cartaz com imagem trovadores, chapéu de bobo

“Passa tempo e aprende”

alunos, mesa, barra e bola

“Experimenta”

E houve, naturalmente, o início do mês com o “Encontro com o escritor Álvaro Laborinho Lúcio” à volta do livro As sombras de uma azinheira”. Foi uma sessão repleta de interesse e com grande impacto na assistência composta por alunos de duas turmas de 12º ano e alguns docentes.

Sendo estas atividades que diretamente envolvem alunos, não podemos esquecer as pequenas exposições bibliográficas e de informação a propósito das diferentes efemérides e as mil e uma tarefas que implicam a manutenção da biblioteca no horário das 8h às 18h.

Para que tudo isto funcione é necessário assinalar o trabalho incansável da Assistente de Biblioteca e a colaboração muito diversa dos 17 docentes com horas na biblioteca.

Helena Espírito Santo

  expositor com mensagens "Dia da Biblioteca"