A Feira do Livro de Leiria volta a ocupar o Mercado de Sant’Ana, e, de 1 a 5 de junho, traz à cidade nomes conhecidos da literatura nacional, como Valter Hugo mãe, Francisco Moita Flores e Mário Augusto, entre outros, na semana em que se assinala o Dia da Criança.

Para a Vereadora da Educação, o evento é já uma referência na promoção da leitura e do livro, que se torna ainda mais relevante devido ao número “assustador” de livros que os portugueses leem, referindo-se aos 60 por cento da população não pegou em qualquer livro em 2021.

Para além do apoio aos livreiros em contexto de pandemia, Anabela Graça destacou também o caráter pedagógico da Feira do Livro, já que os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho receberam informação sobre os autores que estarão presentes e cópias dos respetivos livros, para que conheçam previamente os escritores com quem irão contactar.

Dado o sucesso da iniciativa, “a parceria é para manter”, defendeu Lino Ferreira, Presidente da ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, para quem um dos aspetos mais positivos do certame é o facto de trazer crianças à cidade.

A programação da Feira do Livro, que no primeiro dia será dedicado ao Dia da Criança, inclui ainda a participação da escritora e ilustradora, Alice Vieira, Catarina Sobral, Susana Cardoso Ferreira, Carmen Garcia, Nuno Nepomuceno e de Raul Minh’Alma, que, em conjunto com alguns momentos musicais e de animação, protagonizados pela Animoeste, Nuno Esperto e Instituto Jovens Músicos, fazem da literatura o centro das atenções.

As livrarias Arquivo, Note (Continente), Gráfica de Leiria, Letras e Livros, FNAC e a Papelaria AFA’s (Batalha) marcarão presença na edição deste ano, numa iniciativa já marcante do panorama da literatura leiriense e organizada em conjunto pelo Município de Leiria e pela ACILIS.

Crianças e adultos poderão também assistir à entrega dos prémios do concurso de escrita criativa José Saramago e do concurso de ilustração de contos infantis, para além de participar num workshop de escrita criativa com Pedro Chagas Freitas.

À semelhança dos anos anteriores, cada aluno das escolas do concelho irá receber um voucher no valor de três euros para descontar em compras nas livrarias do evento.
A Feira do Livro estará aberta das 10:00 às 19:00, na quarta e quinta-feira, das 10:00 às 23:00, na sexta-feira, das 14:00 às 23:00, no sábado, e das 14:00 às 19:00, no domingo.

Programa: https://bit.ly/3sLd3JK