“Saramago, o Sabor das Palavras” foi uma atividade proposta pela Biblioteca Municipal de Leiria, com a finalidade de dar a conhecer o autor José Saramago, no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento.

Quem dinamizou esta sessão para os nossos alunos do Ensino Secundário foi João Lázaro, da companhia de teatro TE-ATO, que leu o conto “A Ilha Desconhecida”. Trata-se de uma história situada num tempo e num espaço indeterminados, de um homem que sonha encontrar uma ilha desconhecida, mas que acaba por fazer outras descobertas não menos importantes.

A leitura foi acompanhada por alunos e professores com grande interesse, revelado pelo silêncio que pairou no decorrer da fabulosa interpretação do texto realizada por João Lázaro. 

Depois da leitura do conto, os alunos ficaram à conversa com o ator, que é também psicólogo clínico,  em que se procurou interpretar o sentido das palavras e da importância das mesmas para podermos expressar as emoções e sentimentos, assim como para desenvolver a capacidade de pensar por si mesmo e fora das convenções.

Esta sessão foi, sem dúvida, um momento de agradável contacto com a leitura, mas também um tempo de reflexão crítica sobre o mundo que nos rodeia.

Obrigado, João Lázaro!