Com o mês de março a findar, é tempo de fazer balanço da Semana da leitura.

É sempre um momento importante que pretende dar visibilidade à que é a principal missão de uma biblioteca: conduzir à leitura. No nosso concelho, as diferentes bibliotecas congregam esforços para trazer à ribalta diferentes ações.

No caso da Biblioteca Amélia Pais, a linha de orientação foi o centenário de Saramago e, maioritariamente, a voz dos alunos. Assim, tivemos a sessão “Palavras de Saramago” dinamizada pelo docente Fernando Barroso e por Natércia Inácio, que integram “Amigos da Letras”, de Alcobaça, em que convidaram os alunos a lerem ali, em voz alta, textos de Saramago.

As restantes foram dinamizadas por alunos e partiram dos seus interesses, relacionando-os com a obra de Saramago. Destaque para “Têm a palavra as leitoras, que falaram das suas leituras de “Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas” e “Ensaio sobre a cegueira” e para “Já conheces Saramago?”, resultado de trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Ler envolver e criar”, que pode ser acompanhado aqui.

Em permanência esteve a exposição “Ecos de Saramago na imprensa”, do arquivo da nossa biblioteca, a que se juntou a exposição em construção ao longo do ano letivo sobre Saramago.

Até a entrega de prémios foi diferente pois houve um tempo para partilha da experiência de participar em concursos e para a criação conjunta de um “cadáver esquisito”, já que se falava também de poesia. O poema foi depois lido em voz alta pelas participantes e pelos docentes Helena Espírito Santo e Fernando Barroso.

As turmas que participaram nas ações manifestaram o seu agrado e viram com a formação interpares pode ser interessante e eficaz.

 

#semanadaleitura22 #inclusao #ler #alunos