No âmbito das atividades da Semana da Leitura 2022, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel foi palco de encontros entre o escritor Nuno Matos Valente (também professor neste Agrupamento) e os alunos do 6º ano de escolaridade. Pois é… os alunos descobriram o enigma … temos um escritor na escola? Sim., temos! Nuno Matos Valente é um professor da nossa escola que é também um escritor português de livros juvenis.
Na sua obra destacamos a trilogia “A Ordem do Poço do Inferno”, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, e o Bestiário Tradicional Português, primeiro livro que reúne e ilustra extensivamente as criaturas tradicionais do imaginário português.
Em conversa com os alunos, o autor falou do ato de escrever histórias feitas de “pensamentos que não servem para nada”, mas que são a alavanca para o processo criativo que permite escrever um livro.
As suas fantásticas histórias também abordam temas interessantes que envolvem tecnologia, como o geocaching, a impressão 3D ou os drones…. o que cria sempre alguma curiosidade no público jovem.
Foram momentos de partilha muito interessantes, que motivaram fortemente os alunos para a leitura d’ A Ordem do Poço do Inferno, pois, a seguir às sessões, os livros do autor desapareceram todos da estante!
Que bom! Significa que o objetivo desta atividade foi bem conseguido … promover o gosto pela leitura!

Obrigado, Nuno Matos Valente!