Semana em Memória das Vítimas do Holocausto
A equipa da Biblioteca criou, e afixou à entrada do portão principal da escola, um mapa, assinalando as principais entradas de refugiados em Portugal e as cidades e outros locais onde foram recebidos e ficaram alojados. O mapa continha, ainda, imagem e informação sobre o museu de Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial e dois QRC, um apenas informativo e outro com uma breve visita guiada. A professora Paula Marques criou uma peça escultórica, representando um adulto e duas crianças prisioneiros do campos de concentração. Todas as suas turmas tiveram uma aula ao ar livre de desenho de observação. Faremos uma exposição com os melhores e com a opinião/interpretação de alguns alguns alunos.
Nas janelas do Bloco B, foi feita uma exposição de um cartaz alusivo à data e explicativo (da autoria do prof. Carlos Gonçalves); de cartazes do YAD VASHEM , Israel, sobre o Museu; os Justos entre as Nações (4 portugueses e Oscar Schindler) e símbolos gráficos elaborados pelos alunos da prof. Paula Marques.
Na Biblioteca, foram expostos recursos do fundo documental, nomeadamente, revistas, jornais, livros e filmes.
A equipa da BE criou um questionário/peddy paper com questões sobre as três zonas da exposição (entrada, janelas do Bloco B e Biblioteca).
Os alunos de EMRC da professora Isabel Talefe têm vindo a fazer o questionário, assim como os alunos do 9.º ano da professora Cristina Portugal e outros discentes.
Foram realizadas 5 palestras sobre “Literatura e Holocausto” pelo Dr. António Martins, professor, investigador, escritor e membro da Memoshoá.