A EB de Gândara dos Olivais tem sido palco de artes distintas…

Depois do concerto dado por Inês Bernardo, onde músicas do cancioneiro tradicional português tiveram o merecido relevo, chegaram até nós as sessões artísticas “O Ponto do Conto” e “O Rebelde do Lapedo”, promovidas pelos serviços educativos do Museu de Leiria e do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

“O Ponto do Conto” conduziu-nos por uma viagem em que as histórias contadas e cantadas tiveram um sabor maior. Umas contadas por Luís Mourão, professor e dramaturgo, outras interpretadas pela dupla CaosArte.

Luís Mourão contou e encantou a plateia, qual senhor Avô que enfeitiça os seus netos e os coloca em sentido, quase boquiabertos, presos na teia do enredo.…

Carmo O’Neill com a sua voz poderosa, que nos enfeitiça, e Sérgio Cardoso no geierleier, voz e instrumento muito bem casados, conduziram-nos por um mundo fantástico, entre temas da tradição musical, quer galaico-portuguesa, quer portuguesa, num percurso intemporal e em registo acústico, com as palmas dos alunos a reforçar o ritmo de cada refrão.

A sessão “O Rebelde do Lapedo” traduziu-se no resultado do cruzamento de duas narrativas, a primeira fruto da irreverente criação de Sérgio Luís, “Boneco Rebelde”, e a outra, histórica, “O Menino do Lapedo”, que se fundiram numa só, para darem origem a um universo de som e teatralidade. Pedras bonitas, com sons cheios de segredos e magia. Carvão das fogueiras para desenhar nas pedras… Orquestras com papel rasgado e com pedras conduziram-nos por vales encantados de sons, cheiros, texturas… Tudo isto o Museu trouxe até nós, a este lugar intimista que é a biblioteca. E os alunos entraram nesta belíssima viagem, percebendo e sentindo cada silêncio, interpretando cada um dos elementos artísticos e participando de acordo com a sua intuição.

Ficamos muito gratos, pela riqueza artística destes momentos.