Com o apoio da Ccer Mais – Cooperativa Para A Criação e Promoção Cultural, Educacional, MarKeting e Intervenção Social, Cooperativa de Responsabilidade Social Limitada –  da RBE, através da iniciativa (re)ler, e da Rede de Bibliotecas de Leiria,  a cantora Inês Bernardo trouxe na sua voz doce a beleza e a harmonia da música tradicional portuguesa à nossa biblioteca.

Ora acompanhada de instrumentos como a viola, o ukelele, o adufe ou a pandeireta, ora à capela, a artista convidada proporcionou momentos de fruição intensa ao seu público, alunos do 3º e 4º anos e docentes. Pelo meio, houve conversa. Experiências e perguntas que se ergueram e respostas com a sabedoria e o esmero de quem faz da música a sua forma de vida.

O repertório foi sendo ajustado às circunstâncias e ao rumo das intervenções, bem como a introdução do glossário do universo musical aqui apresentado, o que constituiu um enorme valor acrescentado ao concerto, fazendo jus à modalidade de concerto comentado e aos objetivos traçados, como estimular o sentido crítico e o pensamento estético, aperfeiçoando o léxico, a compreensão e a comunicação.

Os alunos ofereceram uma pintura do seu retrato à Inês como forma de gratidão pelo momento… O trabalho foi feito com muitas mãos de meninos e meninas dedicados e amantes da biblioteca, pormenorizado pela delicadeza do traço da professora Sílvia Gaspar.

Este foi um excelente contexto de aprendizagem com a arte e através da arte, favorável ao desenvolvimento afetivo e cognitivo, ao desenvolvimento de melhores relações sociais e ao conhecimento de outras culturas e outros patrimónios.

Ficámos todos muito gratos à Inês Bernardo e à Ccer Mais!

Mal podemos esperar pelo próximo concerto!

A professora bibliotecária
Maria do Céu Gaspar