No dia 16 de novembro, data em que o Nobel faria 99 anos, iniciámos a comemoração do Centenário do Nascimento de José Saramago na nossa Escola com as seguintes atividades:
– Breves palavras da Direção (professora Elisa), da professora bibliotecária (Margarida Ferreira) e da professora Isabel Silva, elemento da BE.
– Momento musical de fado, um dos estilos musicais portugueses preferidos de Saramago. Tiago Paiva, do 5.º ano, cantou (e encantou) “A Gaivota”.
– Leitura da obra « A maior flor do mundo » por representantes das turmas do 2.º Ciclo.
– Plantação de uma oliveira (árvore preferida de Saramago) junto do portão da entrada.
Este evento foi preparado e dinamizado por vários elementos equipa da Biblioteca, pelos professores de Português do 2.º ciclo, que preparam a leitura do grupo e não só… Assim, a coordenadora da biblioteca agradece ainda ao cunhado do professor Artur, que ofereceu a oliveira; aos alunos que preparam o palco, ao técnico de som (professor José António), ao criador da placa comemorativa (filho da professora Eugénia Lopes) e ao Sr. Sérgio, que preparou e finalizou o local da oliveira.

As atividades prolongar-se-ão ao longo do presente ano letivo, e até 16 de novembro de 2022. Em breve, apresentaremos o nosso programa completo.

Um verdadeiro trabalho de equipa!