Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. É um mês de intenso trabalho com alunos. É um mês de festa. É a festa da biblioteca. É a festa dos livros.

Pela Biblioteca Amélia Pais, realizaram-se 16 sessões de “Visita (virtual) à biblioteca” em que, na sala de aula de cada turma

de 1º e 10º anos, a professora bibliotecária (PB) deu a conhecera biblioteca, regras, sem esquecer as relacionadas com as medidas sanitárias, curiosidades da História da biblioteca e os seus serviços, sobretudo os do ambiente digital. Por último, e apresentado o tema “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”, deu-se a narração conjunta de “Capuchinho Vermelho”, que envolvia os alunos e os convidava à interação.

  Entretanto, estão quase concluídas as sessões “Vi(r)ver a biblioteca”.

As turmas já mencionadas vêm conhecer o espaço da biblioteca, os diferentes recursos e como a eles aceder e, por fim, há uma conversa à volta da leitura e do livro que se tem revelado muito rica. O melhor de tudo: as requisições de livros que são feitas de imediato.

Porque na sessão em sala de aula se verificou que o conto tradicional português “Sopa da Pedra” era desconhecido dos alunos, foi mesmo esse que foi destacado no Dia Mundial da Alimentação, com um pequeno núcleo de exposição, completando assim a versão curta narrada em algumas sessões em aula pela PB

.

E a formação interpares também está a acontecer porque os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo aceitaram o desafio da PB e com a docente da turma, Sílvia Ladeira, criaram breves apresentações que aliam contos tradicionais ao Mês Europeu da Cibersegurança e têm estado a mostrá-las a outras turmas.

Outubro, mês de festejar a Biblioteca Escolar com o foco nos alunos e nas leituras.