Começamos cada ano com esperança.

Curiosamente, uma das atividades desenvolvidas “à experiência” em maio do ano transato no âmbito de “7 dias com os media”, à qual nos referimos em devido tempo, abriu perspetivas para trabalho mais consistente neste ano que agora iniciamos na ESFRL.

Relembrando um pouco. Realizou-se um workshop, envolvendo 5 turmas de 11º ano “Conhecimentos digitais – relatos de confinamento”, em que os alunos escolhiam uma de três possibilidades. A atenção recai agora no tema 2) Confinamento e notícias falsas – como as reconhecer e como validar informação? Da análise das respostas dos alunos, podemos extrair a seguinte leitura:

  • os alunos identificaram vários contextos e meios de comunicação em que são veiculadas notícias falsas: por exemplo, angariações de fundos; sobre figuras públicas; sobre política e economia;
  • para validar a sua veracidade, propuseram a consulta de fontes seguras, a comparação de sites, a avaliação de elementos da notícias;
  • consideraram alguns que os mais velhos (do que eles) têm mais dificuldade em reconhecer notícias falsas.

Estas conclusões parecem animadoras, mas será realmente assim?

Pois vai ser nesta linha que a nossa biblioteca vai oferecer uma ação para os alunos de 11º ano que integrará diferentes momentos que se deseja conduzam a uma capacitação efetiva dos alunos.

Começamos cada ano com esperança.

Helena Espírito Santo