O certificado que apresentamos prova que foram entregues 9 sacos de rolhas de cortiça, o que equivale a cerca de 27-30 kg, fruto da recolha que foi sendo feita na nossa escola ao longo deste ano letivo, no âmbito do projeto Green Cork Escolas, dinamizado pela Biblioteca Escolar. Esta atividade foi ao encontro da medida de melhoria implementada em 2020-2021 “Adoção de medidas de proteção do meio ambiente”. Obrigada a todos os que colaboraram nesta campanha!

A Quercus, ao vender as rolhas recolhidas, consegue financiar o projeto “Floresta Comum”, também da Quercus. Este projeto tem por objetivo a plantação de árvores autóctones com o apoio de vários parceiros.

A Organização das Nações Unidas (ONU) deu reconhecimento à importância da eliminação do trabalho infantil desde cedo, tendo realizado já em 1919 a Convenção sobre a Idade Mínima da Indústria. Desde então, este tem sido um tema de relevo, e já se alcançou uma redução significativa no número de crianças sujeitas ao trabalho infantil globalmente.

Apesar dos progressos, são ainda muitas as crianças que sofrem em minas, campos e fábricas, e é por isso de suma importância destacar este tema e atuar neste campo, de forma a combater a escravatura e o tráfico infantil. Neste sentido, a ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, sendo um dos seus objetivos proteger os direitos das crianças, que incluem o direito a não trabalhar, a serem protegidas da venda e do tráfico, e a viverem num ambiente seguro, próspero para o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social. Estando presente na Declaração Universal dos Direitos da Criança o direito a um ambiente seguro e estável, que garanta o direito à vida e ao desenvolvimento da criança, é imperativo estabelecer uma relação entre estes direitos e a proteção do meio ambiente.

A recolha das rolhas de cortiça também permite:
– Promover o uso da cortiça como um material 100% ecológico e natural;
– Promover o montado do sobro como um meio de grande biodiversidade;
– Reduzir os resíduos enviados para a terro e incineração;
– Plantação de árvores autóctones.