“Ler, envolver e criar” é o projeto financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito do programa “Todos juntos podemos ler”  em articulação com o  Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria.

Foi desenvolvido ao longo deste ano letivo com substanciais alterações à proposta apresentada em candidatura, devido a todas as medidas sanitárias implementadas na instituição, concretamente o facto dos alunos da Educação Especial se terem mantido “em bolha”.

Assim, deu-se mais ênfase à leitura, mais das vezes, em papel, decorrendo daí as restantes atividades. Foram dinamizadas 12 sessões pela professora bibliotecária (PB); umas, presenciais e outras, na plataforma Teams, podendo o trabalho desenvolvido ser acompanhado no blogue “Ler, envolver e criar”.

Os livros adquiridos para este projeto foram sendo disponibilizados progressivamente. Numas sessões, os alunos puderam ler/ver os livros à sua escolha e noutras, foram lidos livros  escolhidos pela PB, com temáticas que propiciam ler o mundo, tendo aquelas sido definidas pelo grupo constituído por professoras da Educação Especial e PB e numa lógica do poder socializador da leitura.

A conversas e os trabalhos resultantes das sessões permitiram verificar até que ponto os objetivos “incrementar o desenvolvimento de competências de leitura e escrita” e “melhorar o desempenho escolar, ultrapassando barreiras de linguagem e de comunicação” iam sendo alcançados. Mas ainda muito há a implementar para cabal concretização do projeto.

“Atrás de tempo, tempo vem.”

Helena Espírito Santo