Dos “pensamentos inúteis” ao livro, o autor Nuno Valente conversou com os alunos do 6.º ano da Escola Básica 2, 3 D. Dinis, sobre o ato de escrever e as diferentes etapas da elaboração de um livro. Falou do processo criativo, mostrou os cadernos, onde estrutura as histórias que conta, e também a maquete do livro.

Apresentou os seus livros de ficção juvenil, da coleção “A Ordem do Poço do Inferno”, composta pelos livros “A Ordem do Poço do Inferno”, “O Tesouro do Califa” e “A Floresta de Metal”, que integram o Plano Nacional de Leitura.

Abordou o livro “A Ordem do Poço do Inferno”, que marcou a estreia do escritor no mundo dos livros para crianças e jovens. Um livro que fala do Mosteiro de Alcobaça e de geocaching, atividade que exemplificou com os alunos, em sala de aula. Referiu a inclusão de códigos QR ao longo do livro, com informação relevante para o leitor.

Falou ainda da pesquisa realizada para o seu livro “Bestiário Tradicional Português” sobre as criaturas fantásticas do imaginário popular. O autor identificou as ilustrações das criaturas criadas pelos alunos, na aula de Educação Visual.

Os alunos colocaram as suas dúvidas e mostraram muito interesse ao longo de toda a sessão.

Seguiu-se a corrida à Biblioteca, à procura dos livros do autor…

A Biblioteca Escolar agradece a disponibilidade do autor Nuno Valente em colaborar na atividade “Conversas com o Autor”.