ler |ê|
– Conjugar
(latim lego, -ere, reunir, juntar, colher, apanhar, ler)
verbo transitivo e intransitivo
1. Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro; leu uma história ao filho; aprender a ler).
verbo transitivo
2. Fazer a interpretação de (ex.: ler a obra de um filósofo). = INTERPRETAR
3. Dar certo sentido a (ex.: foi fácil ler no rosto dela o medo que sentiu; ler o pensamento de alguém). = INTERPRETA
Verbo intransitivo
“ler”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ler [consultado em 26-02-2021].
Quantos sentidos damos ao que lemos? Quantos sentidos são possíveis?
Tantos quantos a nossa mente nos permitir e os nossos sonhos alcançarem.
Lê-se transitiva e intransitivamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Lê-se para descobrir outros mundos, outras realidades, outras personalidades. Lê-se para se descobrir o outro e encontrar pistas para nos descobrirmos a nós mesmo. Ou lê-se só porque sim! Por prazer.
Uma escola, uma biblioteca, um livro, um aluno, uma mente que ganha asas, voa e regressa mais cheia, mais plena e mais rica. Uma mente que voa por entre as páginas do livro, transitiva e intransitivamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Uma mente que se escapa por entre as frases de uma página, as letras de uma palavra e alcança o lado de lá, a terra da imaginação e das possibilidades.
Um segundo, uma hora, um dia, uma semana, todo o tempo do mundo para ler…e absorver. Absorver transitiva e intransitivamente, com todo o prazer que os sentidos nos permitirem, a qualquer hora e em qualquer lugar. Absorver as emoções, as personagens, as aventuras e as desventuras, uma a uma.
Um confinamento, uma distância, uma comunidade, uma escola…e uma rede que não se perde, não se quer perder. Uma rede de leitura que se vai manter, transitiva e intransitivamente, em qualquer hora e em qualquer lugar. Uma rede que parte de uma biblioteca e chegará com um livro, uma mensagem, um sonho, a cada um, sim, a cada um de vocês, numa semana muito especial- a semana da leitura!
Ler! A qualquer hora e em qualquer lugar!
O balanço desta semana é francamente positivo. Foram publicadas 151 leituras e/ou sugestões de leituras no blogue, no facebook e na equipa da BE, na plataforma Teams; muitos alunos  participaram no concurso “Ler em qualquer Lugar” (foto + frase alusiva à leitura – Padlet); os alunos do Projeto da Biblioteca – Leitur@s Dinâmic@s selecionaram poemas alusivos à leitura e publicaram-nos no Padlet com uma imagem; também os alunos do 11.º A participaram no Padlet Ler em qualquer lugar ‘Disse leitura’

https://padlet.com/becreagm/i2oaj6rjb1hjtuca

https://padlet.com/becreagm/xb8ynbtkdixch2k6

https://padlet.com/becreagm/zokgpii5b0v000nq

https://be-maceira.blogspot.com/2021/03/semana-da-leitura-10-e-ultimo-dia.html

A Coordenadora da Biblioteca Escolar, prof.ª Helena Silva