A edição do 14. ° Concurso Nacional de Leitura, fase escolar, decorreu nos dias 8 e 12 de janeiro, em várias sessões, em que participaram setenta e três alunos do 2.° e 3.° ciclos, apesar da situação pandémica em que vivemos atualmente.

Este ano letivo, o objeto da prova foram as Lendas Portuguesas e o autor escolhido foi o poeta leiriense Francisco Rodrigues Lobo.

As provas foram elaboradas através da aplicação SIMA (sistema interativo de monitorização da aprendizagem), em que os alunos responderam às questões, utilizando o seu telemóvel, ficando a conhecer de imediato os resultados obtidos. Foi também realizada uma prova oral para os alunos de cada ciclo, no sentido de apurar os dois vencedores que participarão na fase municipal, no dia 18 de fevereiro. O objetivo principal do concurso é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora dos alunos.

Os alunos vencedores foram Guilherme Gaio, Ângela Santos (2.º CEB), Inês Lourenço e Laura Moleiro (3.º CEB).

Muitos Parabéns aos vencedores e a todos, pela adesão e bons resultados obtidos na prova, fase escolar, do Concurso Nacional de Leitura.