Em virtude da pandemia Covid-19 e da situação excecional vivida nos três últimos meses do ano escolar de 2019/2020, foram implementadas pelas escolas soluções de recurso de ensino a distância, as quais podem ter gerado disparidades e desigualdades entre as várias escolas e os diferentes alunos. A eventual desigualdade no desenvolvimento do currículo a nível nacional torna necessário aferir o estado das aprendizagens desenvolvidas, bem como o contexto em que as mesmas decorreram, de forma a que as escolas e o próprio sistema educativo possam implementar as medidas mais adequadas para colmatar eventuais défices de aprendizagem.

Para este efeito, está a ser efetuado um estudo diagnóstico, com a aplicação de tarefas aos alunos (no âmbito das literacias científicas, matemáticas, de leitura e informação) e questionários de contexto a alunos, professores e escolas, o qual permitirá recolher informação relevante.

O Agrupamento Domingos Sequeira, concretamente quatro turmas do 3.º ano do 1.º CEB, quatro do 6.º ano e quatro do 9.º ano, foram selecionadas para participar neste estudo.

A realização das provas decorreu na Biblioteca Escolar, com o apoio do CCEMS, tendo a professora bibliotecária sido nomeada coordenadora do estudo pela Direção.