As professoras de Espanhol da José Saraiva assinalaram, na Biblioteca Escolar, a data de 2 de novembro com a exposição “El Día de los muertos”,  onde não faltam La Catrina, flores, velas, fotografias, “pan de muerto”, fruta e outros alimentos.
– La Catrina é uma figura bastante icônica na celebração do Día de los muertos, e foi inspirada no quadro La Calavera de la Catrina (A caveira da Catrina), de José Guadalupe Posada.
A figura é a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade, que usa um vestido elegante e um glamoroso chapéu, típicos da aristocracia mexicana do fim do século XIX e início do século XX. A criação da obra foi uma crítica social a uma população mexicana mais pobre que, renegando suas origens indígenas, gostava de aparentar um estilo de vida europeu. La Catrina foi uma de várias caveiras humorísticas criadas para demonstrar que todos são iguais e que as diferenças sociais não têm qualquer relevância diante da morte;
– As flores são usadas como decoração para representar a beleza e a transitoriedade da vida. Os mexicanos costumam usar algumas flores específicas como a crista-de-galo, o cravo, o crisântemo e a cempasúchil (conhecida como cravo-de-defunto);
– O altar de muertos (altar dos mortos), que pode ter de 2 a 7 níveis;
Além disso, também são distribuídas pelo altar outras oferendas como, por exemplo, incenso, velas, água, papéis coloridos perfurados com imagens, flores, caveiras de açúcar e objetos de afeição da pessoa falecida.
Obrigada por contribuírem para que a Biblioteca seja um importante lugar de conhecimento.