Em cada ano se assinala o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Ultimamente até todo o mês de outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Foi há mais de 20 anos que a nossa biblioteca, atualmente biblioteca Amélia Pais, começou a assinalar esse dia, o que ainda não era comum em Portugal.

Hoje há estudos que demonstram o que faz a ausência, ou mesmo a inexistência, da biblioteca escolar na aprendizagem.

A nossa biblioteca vai cuidando cada vez mais dos serviços à distância através da página web: consulta do catálogo, guiões orientadores para diferentes tarefas, contacto por formulário ou direto por email, Recursos Educativos Digitais (em construção), sugestões de endereços eletrónicos…

As atividades com alunos mudaram de local, são na sala de cada turma, e foram pontualmente ajustadas ao que as circunstâncias exigem. Mas seguem o seu curso, naturalmente.

Mas a biblioteca também é festa. E vêm os passatempos, os clubes: de Guitarra, de Teatro, de Robótica, de Escrita Criativa e Leitura em Voz Alta. Todos em funcionamento neste momento.

E o espaço físico, desde que o ano letivo começou, vai-se enchendo, a pouco e pouco, de alunos que vêm estudar, fazer trabalhos de casa, ler, usar o computador.

E tudo vai ganhando (mais) sentido, tudo encontra o seu lugar e os serviços e as pessoas de que a biblioteca escolar também é feita sentem que vale a pena.

Ainda bem que há um dia para fazermos a festa à Biblioteca Escolar e ao que ela É!

Foto anterior à marcação de circuitos de circulação.