Nestes tempos de pandemia muitas questões se põem, dentro e fora da Escola, sobre o desejo e forma de comunicar os sobressaltos afetivos e emocionais com aqueles que tão próximos e tão distantes nos cercam, nos envolvem. Todos nós, de máscara no rosto, reduzimos o tempo e o modo do encontro, reduzimos a nossa presença, tantas vezes tolhida pelo receio nosso ou alheio. Tudo isto nos inquieta e faz pensar hoje, mais que nunca, no valor da Palavra, dita, escrita,pensada, partilhada ou emudecida.

Também a Língua, essa forma viva e inapagável de cada comunidade se fazer ouvir, pensar e sentir, se celebrou no dia 26 de setembro – Dia Europeu das Línguas.Na nossa Escola, precisamos há já muito tempo, de reconfigurar ativamente o verdadeiro encontro entre as diferentes línguas, modos de vida e de gostos que nelas fermentam (existem, na nossa Escola,124 alunos de diferentes nacionalidades). Urge, por isso repensar este peso e esta leveza que a partilha da Palavra pode e deve trazer.

A Biblioteca da ESALV ao reiniciar este ano letivo quer incentivar esta reflexão…

Porque nós precisamos de procurar nas palavras o Sentido, a nossa própria voz, as vozes daqueles com quem vivemos, de quem gostamos, daqueles que não compreendemos e que tantas vezes se escondem nas próprias palavras…E esta é uma aventura irrecusável, às vezes penosa, às vezes divertida, muitas vezes surpreendente e gostosa… É como uma viagem em que nunca estamos sozinhos e, porque não temos mapa nem «G.P.S», temos que estar atentos aos sinais que deixamos no que pensamos e dizemos, no que dizemos sem pensar… Temos que estar atentos aos sinais que deixamos no que sentimos e dizemos, no que sentimos do que nos dizem. Temos que ficar atentos ao silêncio que fica fora e dentro das palavras! É que, muitas vezes, incapazes de comunicar, exprimimo-nos comunicando.

E precisamos de deixar aos outros, nossos companheiros de viagem, a liberdade e a serenidade de, também eles, deixarem em nós os sinais desse estranho roteiro comum que é a Comunicação.
Resta-nos desejar-vos, hoje, UMA BOA VIAGEM!

A equipa de BE-ESALV.