Webinars de apoio ao trabalho académico

As Bibliotecas do Politécnico de Leiria promovem um ciclo de webinars, procurando ir ao encontro das necessidades da comunidade académica, com o objetivo de fornecer competências e ferramentas de gestão eficaz da informação, ao nível da pesquisa e investigação, seleção e avaliação de diversas fontes de informação.

 

JUNHO | 2020 – Inscrições abertas (webinars #5 e #6)

 

> WEBINAR #5 | 17.06.2020 | 14h30 – via ZOOM
LITERACIA DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DA PESQUISA À PUBLICAÇÃO
Formadores*: Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes e Carlos Lopes 

Objetivos:

A explosão de informação, não apenas impressa, mas em um contexto digital, tornou-se uma área fértil para explorar, transmitir e disseminar conhecimento científico, fomentando a aprendizagem e ensino baseados na transformação dessa informação e na criação de novos conhecimentos. Os estudantes e professores do ensino superior precisam de estar cientes de como se podem orientar no ecossistema da informação, incluindo treinar a capacidade de lidar com a informação em diversos meios, e compreendendo a literacia da informação como uma prioridade. Este webinar tem como objetivo elencar algumas das competências e habilidades a desenvolver em todo o ciclo de investigação, desde a pesquisa à publicação, em contexto universitário, reforçando-se ainda o papel que os bibliotecários podem ter no cumprimento destes objetivos.

Duração aproximada: 90 minutos | Destinatários: estudantes | INSCRIÇÕES AQUI


*Notas biográficas dos formadores:

Tatiana Sanches (ORCID 0000-0002-4902-2628) é bibliotecária e investigadora. Licenciada em Letras, pós-graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação e Pós-Doutora em Ciência da Informação. Inicia a sua atividade em bibliotecas em 1993, primeiro na área das bibliotecas públicas e desde 2007 nas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dedica-se ainda à formação e à investigação (UIDEF, IE, ULisboa e ISPA), tendo diversas publicações editadas a nível nacional e internacional. É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, na BAD.

Maria da Luz Antunes (ORCID 0000-0003-0942-7601). Ph.D Student em Ciência da Informação desde 2019. Mestrado em Ciências Documentais. Licenciatura em História. Coordenadora da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) desde 2000. Investigadora integrada do APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (ISPA – Instituto Universitário). Gestora do Repositório Científico do IPL desde 2011. Revisora editorial da Saúde & Tecnologia (desde 2008) e da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (desde 2014). Membro do Conselho da European Association for Health Information and Libraries. Áreas de investimento: Literacia da informação; Competências de investigação; Ciência Aberta; Bibliometria; e Literacia em saúde, especialmente junto dos idosos e dos portadores de doenças crónicas.

Carlos Lopes (ORCID 0000-0002-6440-4739) é Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário, com uma pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Diretor do Centro de Documentação, Professor Auxiliar no ISPA e Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa.  Investigador integrado no Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion – APPsyCI. Diretor da Pós-graduação em Literacia em Saúde: Modelos, estratégias e intervenção do ISPA-Instituto Universitário. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Literacia em Saúde, recursos eletrónicos e desenvolvimento de competências digitais. Tem como principais interesses de investigação a literacia da informação e recursos de investigação inseridos nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.

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> WEBINAR #6 | 25.06.2020 | 11h00 – via ZOOM
ACESSO ABERTO, CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO ACADÉMICA E CIENTÍFICA: COEXISTÊNCIA PACÍFICA?
Formador*: Eloy Rodrigues

Objetivos:

Neste webinar serão identificados e discutidos alguns dos principais fenómenos e tendências no sistema de comunicação científica, como a publicação em acesso aberto através de vários modelos, a publicação de preprints, a revisão por pares aberta. Refletir-se-á sobre os atuais modelos, práticas e critérios de avaliação da investigação e do pessoal investigador e docente, e sobre as alternativas que começam a ser propostas e adotadas por instituições académicas e agências de financiamento. E discutir-se-á como a evolução da publicação científica, e dos modelos de avaliação condicionarão, e serão condicionadas, pelos objetivos, princípios e prática da ciência aberta.

Duração aproximada: 60 minutos | Destinatários: docentes e investigadores | INSCRIÇÕES AQUI


*Eloy Rodrigues
 é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (UMinho).  Nas duas últimas décadas tem promovido o acesso aberto e a ciência aberta, tendo liderado, em 2003,  a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projeto Repositórios Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt). É membro do EUA Expert Group on Science 2.0/Open Science,  em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena de projetos (como o OpenAIRE e o FOSTER) financiados pela UE e relacionados com os repositórios, o acesso aberto e a ciência aberta.  Foi eleito em abril de 2015 como Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), e reeleito em maio de 2018, para o mandato de  2018 a 2021.