Ao longo do ano letivo, no Colégio Dinis de Melo, muitas foram as datas comemorativas assinaladas na nossa biblioteca como o Día de La Hispanidad, o Dia da Biblioteca Escolar, o Dia de São Valentim e o Dia da Internet Segura, entre outros, em direta colaboração com professores e alunos.

Numa situação de ensino à distância, durante o terceiro período, a nossa escola continuou a assinalar várias datas e uma em particular assumiu um significado muito especial… o Dia Mundial da Criança, comemorado a 1 de junho. Mas… como ser criança hoje, num contexto de isolamento físico, longe da escola, dos professores, colegas e amigos? Não estando juntos, como é que as crianças interagem, comunicam, brincam e partilham o que sentem?

Pensar sobre tudo isto foi o desafio lançado aos alunos do 2ºciclo por vários professores e o resultado foi surpreendente. Através da elaboração de poemas diversos sobre o que é ser criança e quais os seus direitos, os alunos do 5º e 6ºanos partilharam os seus sentimentos e as suas opiniões, mostrando o poder imenso que as palavras têm de tocar quem as lê e de aproximar quem está longe. Ser criança hoje, numa situação de pandemia, é abraçar de longe, com palavras que nos tocam e nos aquecem, mostrando que, mesmo longe, estamos todos muito perto. Deliciem-se, assim, com estas leituras no livro que foi criado e em outros poemas no site do Colégio Dinis de Melo. Boas férias e… boas leituras! 🙂