O Plano de Melhoria da Biblioteca Escolar Amélia Pais para 2019-2021, no Domínio B., Leitura e Literacia, aponta para que, no âmbito da divulgação de livros e leituras, haja, pelo menos, um encontro anual com um escritor.

Ana Cristina Luz

Assim, agendou-se para janeiro de 2020, mais precisamente a 27, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, um encontro com a escritora Ana Cristina Luz, tendo por base o livro já lançado em 2017, Aristides, semeador de estrelas e o, então no prelo, A lista de Aristides de Sousa Mendes.

Ricardo Frade

As histórias que os livros têm dentro é que podem juntar as pessoas.

Mas curiosamente, a ação da biblioteca não ficou por aqui. E, graças ao trabalho colaborativo com a coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, Dina Francisco, realizaram-se mais duas apresentações: Pé Descalço – Da Suécia a Portugal sem um tostão, com Ricardo Frade, uma apresentação tão impactante quanto a história que o livro relata, e Para onde vai o tempo? – relatos e ficções à volta de contextos de vulnerabilidade, com a presença de dois dos autores Paulo Kellerman e Jorge Cardinali, que conseguiu desmontar a ideia pré-feita de alguns dos adolescente que confessaram ter pensado que iam “ouvir uma palestra”.

Diz o ditado que “três é a conta que Deus fez”. Três apresentações de

Dina Francisco, Helena Espírito Santo, Paulo Kellerman, Patrícia Grilo, Jorge Cardinali

livros com tipologias e estilos diferentes entre si sobre temáticas diversificadas para um total de 303 alunos de diferentes anos e cursos.

Mas são as histórias que os livros têm dentro que podem juntar as pessoas.       HES