Durante o período de ensino à distância, as bibliotecas escolares mantiveram um serviço síncrono e/ou assíncrono,  continuando a sua missão de apoio ao currículo e às literacias (da leitura, dos media, da informação e digital).

No que diz respeito ao primeiro ciclo, a Biblioteca Escolar da Escola Básica da Gândara dos Olivais, do Agrupamento de Escolas de Marrazes,  continuou a desenvolver atividades lúdicas em sala de aula, marcando presença em várias aulas síncronas curriculares, e apostou num trabalho de curadoria de conteúdos.

Assim, depois de uma pesquisa apurada e de uma seleção criteriosa, durante as sessões de atendimento síncrono da biblioteca, onde estiveram sempre um número considerável de alunos, a professora bibliotecária divulgou um site por semana, que era explorado por todos, concluindo a sessão com uma atividade interativa.

O objetivo foi cumprido: divulgar sites seguros, que disponibilizam conteúdos adequados à faixa etária dos alunos do 1º ciclo, desenvolvendo o espírito crítico, por forma a que as crianças aprendam a preferir determinados conteúdos em detrimento de outros.

Aqui ficam alguns dos conteúdos sugeridos e que prometem muitas horas de diversão: