A Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Maceira sente-se profundamente só… os livros deambulam pelas estantes, ansiosos por terem quem lhes pegue e os seus autores estão desesperados por fazerem ouvir a sua voz, por tocarem na alma dos leitores, por fazê-los sonhar e viajar através do tempo e do espaço! Os livros estão tão solitários que, se os alunos não regressarem, fazem as malas e partem para outro sítio!
No entanto, a Biblioteca é consciente, ela sabe que para estar mais próxima e para responder às necessidades dos utilizadores, tem de ter estratégias de transição, a nível dos serviços que presta.
Tal levou a que a Biblioteca se renovasse com uma ampla dimensão digital, recorrendo a plataformas como o Teams, o Blogue, o Facebook, o Moodle e até o Instagram, que oferecem um conjunto de recursos, atividades, informações, guiões e tutoriais para que os alunos possam fazer os trabalhos escolares e aprender em ambiente online, valorizando a sua participação, no contexto do ensino à distância. Até o Plano Anual de Atividades foi reformulado, com adaptação das atividades programadas, prevendo-se iniciativas de caráter lúdico-educativas, como concursos e desafios, para combater o sentimento de isolamento e manter o sentido de pertença à escola. A Biblioteca é uma grande amiga!
A Biblioteca encontra-se aberta uma vez por semana, desde 18 de maio, para que os alunos possam requisitar livros, sobretudo de apoio ao estudo, e  de preparação para o exame nacional das diferentes disciplinas.
A coordenadora da Biblioteca Escolar,
Helena Silva