ADIAMENTO

Por despacho da Presidência do Politécnico de Leiria, de 11 de março de 2020, serão cancelados ou adiados os eventos não essenciais à atividade académica. Desta forma, informamos que o evento “Vozes de mulheres na obra de José Saramago” foi adiado, aguardando agendamento de nova data.

A Biblioteca José Saramago acolhe o evento “Vozes de mulheres na obra de José Saramago”, que irá decorrer no dia 11 de março de 2020, pelas 21h00. Num percurso de uma hora, a atriz Joana Manuel dará voz às personagens femininas presentes na obra de José Saramago.

ENTRADA LIVRE.

Sinopse
O género é uma construção. A literatura é uma construção. O mundo é uma construção e nele se constrói o escritor. Talvez isto bastasse como sinopse. A obra de José Saramago é voltada para fora, mesmo quando se passa dentro da cabeça-túmulo de Pessoa ou dentro da cabeça-arca de um revisor literário seguindo os passos de um almuadem na Lisboa cercada. E na voz de Saramago, que escrevia porque gostava de falar, se constroem vozes humanas e olhos de bichos, vozes e olhos e podem coexistir numa mesma figura de mulher, mesmo que essa mulher seja a morte e não exista. Num percurso de uma hora por pequenos recantos do “Ensaio Sobre a Cegueira”, das “Intermitências da Morte”, do “Memorial do Convento”, da “História do Cerco de Lisboa” e d’ “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, constroem-se pontes e passagens por vezes abruptas entre algumas das mulheres que falaram pela letra de José Saramago e o mundo que pelos olhos delas saiu.

Criação e interpretação: Joana Manuel, a partir de selecção de excertos pela Fundação José Saramago.