Continua em implementação no Agrupamento de Escolas de Colmeias o projeto Erasmus+ “Yourope: You in Europe”, que envolve também escolas da Finlândia, Hungria, Roménia e Turquia. Este destina-se a alunos de 3º ciclo e decorre de 2017 a 2019, sendo a escola portuguesa a coordenadora internacional do projeto. O grande objetivo deste projeto consiste em consciencializar os alunos de que, para além de portugueses, são também europeus. Como tal, devem conhecer a conjuntura europeia, para poder, futuramente e de forma esclarecida, envolver-se na construção de uma Europa melhor.
O primeiro ano centrou-se no Passado da Europa, enquanto o segundo, que agora decorre, aborda assuntos relacionados com o Presente, nomeadamente questões de cidadania, direitos humanos (com especial incidência nos direitos das crianças) e o tema dos refugiados.

Para já, no presente ano letivo, os alunos envolvidos:
– construíram pequenos vídeos e um kahoot sobre os direitos das crianças;
– escreveram uma carta de motivação para participar neste projeto;
– identificaram 10 objetos que levariam consigo caso tivessem de fugir repentinamente do seu país;
– entraram em contacto síncrono com colegas de outros países via skype;
– construíram postais natalícios digitais, no papel de refugiados.

No segundo Período vão centrar-se no debate parlamentar, de modo a saberem defender as suas causas, respeitarem a opinião dos outros e aprenderem a falar em público de forma eficaz.

Sigam este projeto aqui:

Página web

Grupo de Facebook

 

As professoras dinamizadoras,
Cláudia Mota e Bernardete Francisco